top of page

qual importância de inibir a poliespermia?

A fusão do gameta masculino com o feminino desencadeia uma série de reações no citoplasma do gameta feminino. Estas reações levam a alterações tanto em nível de membrana plasmática e dos envoltórios ovulares (zona pelúcida, envelope vitelínico), como também em nível de ativação metabólica do gameta feminino. Estes mecanismos são fundamentais para a prevenção da poliespermia e para promover o desenvolvimento de um novo indivíduo pela ativação do citoplasma.

A prevenção da polispermia previne a entrada de múltiplos espermatozóides evitando consequências desastrosas na maioria dos organismos.

A polispermia corresponde à fecundação de um mesmo óvulo por mais de um espermatozoide. Isto leva à produção de embriões com três lotes (ou mais, sendo o correto apenas dois conjuntos de cromossomos, um do pai e o outro conjunto da mãe) de cromossomos, acarretando num desenvolvimento anômalo, o que os torna inviáveis.

As espécies desenvolveram maneiras de prevenir a união de mais de dois núcleos haplóides. A mais comum é a de impedir a entrada de mais de um espermatozóide no óvulo, através da inibição da polispermia.

Os mecanismos mais comuns para prevenir a poliespermia são: um bloqueio rápido, alcançado através de uma alteração elétrica na membrana plasmática do gameta feminino, e um bloqueio mais lento, provocado pela exocitose dos grânulos corticais. (clique aui e saiba mais sobre estes mecanismos)

por Maria Giovana Lima
bottom of page