qual relação da inibição da polispermia com o cálcio?

por Maria Giovana Lima
Antes de aprendermos sobre o papel do cálcio na inibição da polispermia, aconselhamos que você dê uma lida em: inibição elétrica e química.
A participação do cálcio consta na etapa bloqueio lento, químico ou definitivo, chamada também de reação cortical ou reação da zona, que consiste na fusão e posterior exocitose do conteúdo dos grânulos corticais para a região externa a membrana plasmática dos gametas femininos.
Os grânulos corticais são numerosos e localizam-se logo abaixo da membrana plasmática, no citoplasma cortical do gameta; eles contêm enzimas proteolíticas, mucopolissacarídeos, proteína hialina e peroxidase.
A entrada do espermatozoide no óvulo resulta na iniciação de uma onda de liberação de cálcio (Ca2+) do Retículo Endoplasmático para o citoplasma, havendo assim um aumento na concentração de cálcio no citoplasma.
Esse aumento de Ca2+ faz com que os grânulos corticais, que se situam imediatamente abaixo da membrana plasmática do gameta feminino, liberem seu conteúdo no lado externo da membrana plasmática por exocitose.